abertura

BOCA A BOCA

DATA: 13 de janeiro
HORÁRIO: sex. às 21h
DURAÇÃO: 90 min
LOCAL: Grande Teatro - Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Livre comunicação urbana, notícias contagiantes que se espalham sem controle, a arte das ruas confirma sua influência na contemporaneidade. A partir deste conceito, a abertura do VAC 2012 integra diversas áreas num show de variedades artísticas. Destacamos a presença do músico Flávio Renegado (BH) e convidados, dos bailarinos da Cia. Fusion de Danças Urbanas (BH), dos artistas Plásticos da MiniGaleria (BH) e da Choque Cultural (SP), dos editores de moda, modelos, videomakers e demais artistas convidados. Promoveremos um divertido boca a boca cultural na abertura do VAC 2012.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO CÊNICA: Ione de Medeiros e Grupo Oficcina Multimédia / EDIÇÃO DE MODA: Guilherme Morais, Jonnatha Horta Fortes, Thiago Leão / EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Curadoria de Marco Aurélio Prates e GOM / FOTOS: Marco Aurélio Prates, Nathália Turcheti, Hugo Honorato e Glênio Campregher / CÂMERA AO VIVO: Marco Vieira

mini galeria

Mini Galeria + Choque Cultural - LIVE PAINT COM DALATA E PRESTO

DATA: 13 de janeiro a 12 de fevereiro
HORÁRIO: Live Paint no dia 13 de janeiro, sex. às 17h.
Visitação a partir de 14 de janeiro, de ter. a dom. de 9h às 21h.
LOCAL: Projeto Parede - SESC Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

Uma LIVE PAINT será produzida e o público acompanhará a criação e o processo de execução de dois artistas expoentes da cena da Street Art brasileira: DaLata e Presto, representados respectivamente pelas galerias MiniGaleria (Belo Horizonte) e Choque Cultural (São Paulo).

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO: Angelina Camelo, Baixo Ribeiro e Mariana Pabst / ARTISTAS PARTICIPANTES: DaLata e Presto.

estevão machado

Estevão Machado - SHOPPING

DATA: 14 de janeiro a 12 de fevereiro
HORÁRIO: ter. a sáb. de 10h às 20h, dom. de 16h às 20h.
LOCAL: Galeria Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

O projeto SHOPPING foi desenvolvido entre 2010 e 2011. Nele, a presença da figura humana somente em rastros e vestígios. Tempos suspensos e espaços improváveis. Uma reflexão a respeito da estimulante ficção do consumo e de nossa alegre (ir) responsabilidade com os recursos finitos do planeta. Os nomes dos painéis nos remetem às questões sobre a globalidade e a identidade brasileira.

inhotim

INHOTIM

DATA: 14 de janeiro a 12 de fevereiro
HORÁRIO: ter. a sex. de 9h30 às 16h30, sáb., dom. e feriados de 9h30 às 17h30
LOCAL: Inhotim
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INGRESSOS: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Inhotim é um complexo museológico localizado a 60Km de BH, pontuado por pavilhões que abrigam obras de arte e por esculturas localizadas em um jardim composto por extensa coleção botânica. Em 2011 inaugurou obras de Chris Burden, Cinthia Marcelle, Eugenio Dittborn, Giuseppe Penone, Iza Genzken, Lothar Baumgarten, Marepe, Marilá Dardot, Susan Hiller e Thomas Hirschhorn.

*Programação de Férias: 14 a 29 de janeiro
- Visitas temáticas: Artistas Narradores; Circuito Botânica e Sustentabilidade e Circuito Mata Atlântica.
- Estações de Encontro: atividades e conversas.
- Oficinas: Histórias em Quadrinhos: Tira, Tirinha, Tirona; Flipbook (desenho animado): O dedo como narrador; Cada Conto um Encanto; Mini Horta Inhotim.
- Vídeo Amostra: Narrativas e identidade. Mostra de vídeos elaborada a partir da obra de Lothar Baumgarten.

ricardo basbaum

MAP + Ricardo Basbaum - VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA?

DATA: 14 janeiro a 12 de fevereiro*
HORÁRIO: ter. a dom. de 9h às 19h
LOCAL: Museu de Arte da Pampulha
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

O MAP abrigará e agenciará o projeto VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA?, iniciado em 1994 pelo artista Ricardo Basbaum, bem como outros projetos dele, tais como Estruturas arquitetônicasescultóricas e Re-projetando (Belo Horizonte). Nos seus trabalhos, a experiência pessoal dos participantes desempenha papel relevante. Basbaum envolve a participação e apropriação do espectador bem como a colaboração de outros artistas, criando redes de ação artística na cidade. No dia 4 de fevereiro de 2012 será realizado no Museu um seminário e uma entrevista aberta para discutir os conceitos e proposições apontados na exposição. O evento será aberto ao público e com entrada franca.

CURADORIA: Renata Marquez

* A exposição continuará em cartaz até o dia 26 de fevereiro.

oi kabum

Oi Kabum! - DESCONSTRUÇÃO CONCRETA

DATA: 03 a 12 de fevereiro
HORÁRIO: ter. a dom. de 9h às 21h
LOCAL: Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

A intervenção sonora DESCONSTRUÇÃO CONCRETA dos jovens que estudam na OI Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Belo Horizonte, será uma das atrações do VAC 2012. Os trabalhos são experimentações vocais feitas na formação de Design Sonoro, uma das habilidades oferecidas pela escola. A mistura de frequências, timbres e intensidades das vozes cria um jogo entre a música e a poesia. A proposta da Oi Kabum! é intervir em áreas de circulação e convívio do Sesc Palladium, durante os horários de funcionamento.

FICHA TÉCNICA

CRIADORES-PRODUTORES: Jovens da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de BH / EDUCADOR DE DESIGN SONORO: Pedro Aspahan / EDUCADORA DE HISTÓRIA DA ARTE E TECNOLOGIA: Sylvia Amélia / MONTAGEM: Grupo de montagem e acervo da Oi Kabum! BH / sompalavra.concatena.org