cinema

III MOSTRA DE CINEMA – CULTURA, ARTE E PODER

DATA: 03 a 09 de fevereiro
LOCAL: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes, Multiespaço Oi Futuro
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
ENTRADA FRANCA

A mostra trata de semelhanças e especificidades da linguagem audiovisual em filmes que dialogam no eixo da cultura, da arte e do poder. Serão exibidos curtas e longas-metragens de jovens emergentes talentos e consagrados diretores cinematográficos brasileiros.

FICHA TÉCNICA

CURADORIA: Sávio Leite e Grupo Oficcina Multimédia / ASSISTÊNCIA: Felipe de Oliveira.

MAIORES INFORMAÇÕES

cinemartepoder.blogspot.com / leitefilmes.blogspot.com

CURTAS 01 - Duração: 58 min

Calma Monga Calma

Petrônio de Lorena - 18’ - 2011 - Ficção
Psicopata misteriosa chama a atenção da polícia e do jornalismo investigativo a partir de ataques simiescos aos varões da sociedade recifense.

Drop in the darkness

Carlos Magno Rodrigues, Cris Ventura, Sara Alves BR - 06’50” - 2011 - Ficção
Um filme sobre a conversão evangélica baseado nas Cartas à Sete Igrejas (Capítulo 2, Versículo 19, Apocalípse) que trata dos discursos usados para a conversão de fiéis.

Cocais – a cidade reiventada

Inês Cardoso - 15’ - Documentário
Cocais é um documentário poético realizado junto com pacientes e funcionários de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo.

Nego

Sávio Leite e Marko Adjáricć – 3’- 2010 - Experimental
Uma homenagem ao intelectual negro mais fecundo que o Brasil conheceu, utilizando os quadrinhos como aporte visual e dramático.

TABA

Marcos Pimentel - 16min’ - Documentário
Taba: coletivo de oca. Sobre os escombros e destroços das cidades contemporâneas, os novos guerreiros urbanos improvisam diariamente por ruas e ruínas...

CURTAS 02 - Duração: 60 min

Eu queria ser um monstro

Marão – 8’- 2009 - Animação
O cotidiano de uma criança com bronquite durante sua infância em Nilópolis.

Magnífica desolação

Fernando Coimbra – 19’- 2010 - Documentário
O Homem, a Máquina e a Viagem. Impressões sobre o cotidiano dos maquinistas de trens de carga no Brasil.

O Sal da lua

Cristiana Miranda - 05’17” - 2010 - Experimental
A noite numa grande cidade latino americana. Influências européias, pesadelos tropicais.

Museu dos Corações Partidos

Inês Cardoso – 15’- 2010 - Documentário
Todo o rompimento amoroso implica numa sensação de perda da própria consciência de si. Apesar da vulgarização dos meios e das experiências em torno do amor, o rompimento é uma ferida onde pulsa esse indivíduo fragmentado.

Cachoeira

Sérgio José de Andrade – 13’47”- 2010 - Ficção
Inspirado em fatos reais. Um grupo de jovens indígenas do alto Rio Negro, no Amazonas, participa de rituais em que misturam bebidas e fazem um pacto mortal e místico.

CURTAS 03 - Duração: 51 min

Missão A (Motocicleta, Jet Ski, & Boat)

Andres Tapias-Urzua – 10’- EUA - 2006
A Missão é uma série de vídeos inspirados em uma pintura de Diego Velásquez chamado O Cristo Crucificado (1636). A recriação do personagem principal nesta pintura é cooptada como um homem-bomba, é justaposto em quatro telas mostrando eventos esportivos espetaculares e ousadia que terminam em tragédia. A natureza religiosa da ameaça representada pelo suicídio é a recriação do quadro de Velásquez, enquanto a natureza tecnológica avançada do poder econômico da civilização ocidental (raciocínio por trás da opção pela guerra tomadas para combater o terrorismo no mundo) é representado por imagens esportes radicais e habilidades (bike, jet ski e barco) usados como símbolos crítica do progresso. A missão nos permite observar o “tecido conjuntivo” do quadro de vídeo de imaginar, questionar e propor novos significados sobre a relação entre as forças ideológicas da nossa civilização, uma meditação poética sobre os atos de olhar, pensar e comparar.

Iron Joe

Andres Tapias-Urzua – 2’- EUA
Usando um casamento arranjado com um manequim e um sinal de néon, um homem sobre um ferro de passar roupas usa primitiva dublagem de vozes para criar “Iron Joe” como um “pequenodrama-comer” sobre a violência doméstica e o amor.

Rapsódia do absurdo

Claudia Nunes – 15’- 2007 - Documentário
Documentário experimental com cenas de arquivo da cobertura jornalística de dois marcantes episódios de luta pela terra no campo e na cidade ocorridos no Brasil: Fazenda Santa Luzia (Aruanã-Goiás) e Parque Oeste Industrial(Goiânia-Goiás), cuja dimensão os transforma em exemplos universais do conflitoexistente entre a propriedade privada e os pobres de todo o mundo.

Muro

Tião – 18’- 2008 - Ficção
Alma no vácuo, deserto em expansão.

Olho de Peixe

Marco Vieira e Nancy Mora - 9’ - 2012 - Ficção
Um cientista faz experimentos que desafiam os limites da ciência e vão contra as leis da natureza. Seu objetivo: Trazer de volta à vida aquilo que está morto.

LONGAS

Chantal Akerman de cá

Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira - 61’ - 2010 - Documentário
Um vídeo de entrevista com a realizadora belga Chantal Akerman em que ela reflete sobre o cinema, a vida e a sua obra.

Número zero

Cláudia Nunes – 66’52” - 2010 - Documentário
A ONU estima a população mundial de meninos de rua em 150 milhões. Destes, cerca de 40% são sem teto, porcentagem sem precedentes na história da civilização. Na América Latina, eles são 40 milhões. No Brasil, meninos e meninas de rua goianos encantaram-se tanto por uma câmera que apropriaram-se dela para contar suas estórias.

Cortina de Fumaça

Rodrigo Mac Niven – 94’- 2011 – Documentário
A política de combate às drogas vigente no mundo é colocada em discussão, incluindo suas consequências político sociais, a partir de depoimentos de médicos, pesquisadores, advogados, políticos e representantes de movimentos

Ex Isto

Cao Guimarães – 86’- 2010 - Documentário
Livremente inspirada na obra Catatau, de Paulo Leminski, a narrativa parte da hipótese histórica imaginada pelo poeta curitibano: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?” O filme realiza essa hipótese e acompanha o pai da filosofia moderna em seu périplo pelos trópicos. Sob o efeito de ervas alucinógenas, ele investiga questões de geometria e da óptica diante de um mundo absolutamente estranho.

Perspectiva

Felipe Barros - 60’ - 2011
Murmúrio da Vida / A eternidade passa como o vento / Exodus / Orawa / 98001075056 / Arbanella / O que nos dividiu agora é soma / Maré Vazante / Todo silêncio me incomoda / Onde água e terra se dissolvem / Não confie a ninguém o seu segredo / A terra ostenta a promessa da vida / Benção no Baiacu / O tempo dentro do tempo / A travessia