abertura

BOCA A BOCA

DATA: 13 de janeiro
HORÁRIO: sex. às 21h
DURAÇÃO: 90 min
LOCAL: Grande Teatro - Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Livre comunicação urbana, notícias contagiantes que se espalham sem controle, a arte das ruas confirma sua influência na contemporaneidade. A partir deste conceito, a abertura do VAC 2012 integra diversas áreas num show de variedades artísticas. Destacamos a presença do músico Flávio Renegado (BH) e convidados, dos bailarinos da Cia. Fusion de Danças Urbanas (BH), dos artistas Plásticos da MiniGaleria (BH) e da Choque Cultural (SP), dos editores de moda, modelos, videomakers e demais artistas convidados. Promoveremos um divertido boca a boca cultural na abertura do VAC 2012.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO CÊNICA: Ione de Medeiros e Grupo Oficcina Multimédia / EDIÇÃO DE MODA: Guilherme Morais, Jonnatha Horta Fortes, Thiago Leão / EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Curadoria de Marco Aurélio Prates e GOM / FOTOS: Marco Aurélio Prates, Nathália Turcheti, Hugo Honorato e Glênio Campregher / CÂMERA AO VIVO: Marco Vieira

cia. mário nascimento

Cia. Mário Nascimento - TERRITÓRIO NU

DATA: 20 a 22 de janeiro
HORÁRIO: sex. e sáb às 21h e dom. às 19h
DURAÇÃO: 50 min
LOCAL: Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna
CLASSIFICAÇÃO: Livre

TERRITÓRIO NU é desbravar caminhos incertos e superar obstáculos. É a própria história da Cia. Mário Nascimento, que vem conquistando seu espaço no universo da dança, trilhando seu caminho. Território Nu é caminho sem fim, é construir um lugar, é a ocupação, a fixação e a duração. É a angústia do fim. É voltar para um lugar que não se tem. Este trabalho foi concebido através da parceria com o Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO: Mário Nascimento / ASSISTENTE DE DIREÇÃO E COREOGRAFIA, PREPARAÇÃO TEATRAL E VOCAL: Rosa Antuña / TRILHA SONORA: Fábio Cardia / ELENCO: André Rosa, Brenda Melo, Eliatrice Gischewski, Léo Garcia, Rafael Bittar e Rosa Antuña / TÉCNICO DE LUZ: Alvin Junior e Ricardo Cavalcanti / PRODUÇÃO: Luciana Lanza (Fulôres Produções)

Cia. Mário Nascimento é patrocinada p ela Petrobras.

incomodanca

Incomodança - E DAQUI PRA FRENTE?

DATA: 28 e 29 de janeiro
HORÁRIO: sáb. às 21h e dom. às 19h
LOCAL: Galpão 03 - Funarte
DURAÇÃO: 60 min
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INGRESSOS: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

O espetáculo E DAQUI PRA FRENTE?, afronta a realidade da dança de salão como expressão contemporânea de uma dança marginal, que busca o resgate do contato com o outro e a afirmação de que qualquer corpo pode se mexer e atrair olhares de satisfação. Todos podem dançar realmente? Não só podem como devem; devem se arriscar e se achar belos independente da forma, cor, peso ou personalidade. Esta é a essência das danças de salão.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO ARTÍSTICA E COREOGRAFIA: Mauro Fernandes / ASSISTENTE DE DIREÇÃO E COREOGRAFIA: Suli Fernandes / ILUMINAÇÃO: Wladmir Medeiros / CENÁRIO: Criação Coletiva / FIGURINOS: Criação Coletiva

meia ponta

Meia Ponta Cia. de Dança - ENTRE O SILÊNCIO E A PALAVRA

DATA: 03 a 05 de fevereiro
HORÁRIO: sex. e sáb. às 21h e dom. às 19h
DURAÇÃO: 50 min
LOCAL: Teatro Alterosa
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

ENTRE O SILÊNCIO E A PALAVRA é uma envolvente investida sobre o universo feminino. A Meia Ponta Cia. de Dança cria um horizonte de fascínios e controvérsias, conquistas e percalços. A coreografia flerta com inserções de vídeo, trazendo à tona uma ousada proposta que incorpora elementos multimídia à linguagem da dança contemporânea. Imagens de mulheres que, ao seu modo, marcaram seu tempo.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Marisa Pitanga Monadjemi / COREOGRAFIA: Tuca Pinheiro / BAILARINAS: Inês Amaral, Karina Collaço, Violeta Penna e Lívia Rangel / FIGURINO: Marisa Pitanga Monadjemi e Sérgio Luis Coelho / DIREÇÃO DE IMAGENS: Leandro HBL (Mosquito) / TRILHA SONORA: Kiko Klaus / CENOTÉCNICA: Sérgio Luis Coelho / REALIZAÇÃO: Meia Ponta Cia. de Dança / PRODUÇÃO: Mercado Moderno – Keyla Monadjemi, Kika Bruno e Priscila Ferraz

terceira dança

Terceira Dança - PROCESSO

DATA: 03 a 05 de fevereiro
HORÁRIO: sex. e sáb. às 21h e dom. às 19h
DURAÇÃO: 40 min
LOCAL: Espaço Multiuso 4o andar - Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre

O espetáculo traz à cena uma dramaturgia da memória, a partir de uma pesquisa corporal desenvolvida por corpos idosos. Formado por pessoas com idades que variam de 45 a 80 anos, considera-se a história e memória de cada corpo, na construção de cenas, que se configuram como quadros. Co-produção FID/2010.

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO GERAL: Marcelle Louzada / PREPARAÇÃO CORPORAL: Fábio Dornas, Karina Collaço e Marcelle Louzada / TRILHA SONORA: Philippe Lobo e Wilson Souza / BAILARINOS: Conceição, Geralda, José, Lucy, Madalena, Maria de Lourdes, Noé, Rosália, Tereza, Zilma, Sandra / PRODUÇÃO: Paloma Parentoni / ILUMINAÇÃO: Jésus Latalisa / CENOGRAFIA: Ana Gastelois / FIGURINO: Rosângela Oliveira

cia. fusion

Cia. Fusion de Danças Urbanas - MATÉRIA PRIMA

DATA: 07 e 08 de fevereiro
HORÁRIO: ter. e qua. às 20h
DURAÇÃO: 50 min
LOCAL: Teatro Marília
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Qual é a real essência da dança? Qual o real motivo que leva pessoas a dançarem e a tomarem esta atividade para si? Em sua segunda participação no Verão Arte Contemporânea, a Cia. Fusion de Danças Urbanas traz uma obra que busca resgatar essa essência que, na visão da Companhia, no caso das danças urbanas, parece estar se perdendo. O espetáculo MATÉRIA PRIMA busca alcançar uma resposta para qual seria, em se tratando de arte, a mais prima das matérias.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Leandro Belilo / COREOGRAFIA: Criação coletiva / ELENCO: Augusto Rodrigues, Chrislaine Portes, Dewson Mascote, Fabrício dos Santos, Jefferson Siqueira, Jonatas Gonçalves, Leandro Belilo, Victor Alves Vick, Wallison Luiz / CENÁRIO: Leandro Belilo / TRILHA SONORA: DJ Eddy / PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EXECUTIVA: Isadora Rodrigues e Cia. Fusion

cia. palácio

CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES - TUDO QUE SE TORNA UM

DATA: 09 e 10 de fevereiro
HORÁRIO: qui. e sex. às 21h
DURAÇÃO: 75 min
LOCAL: Grande Teatro - Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

TUDO QUE SE TORNA UM surge como uma síntese coreográfico-arquitetônica do Tempo. Do tempo cronológico, natural, orgânico, mecânico, fugidio, permanente... De um tempo cheio de lembranças, sonhos e realidades que se esvaem a cada segundo entre Passado e Futuro, entre Cheios e Vazios, entre Lutos e Celebrações. Do Tempo que fica na memória, do tempo que continua... Deixemo-nos levar!

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Sônia Mota / CRIAÇÕES CÊNICO-COREOGRÁFICAS E INTERPRETAÇÃO: Bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes / ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E ENSAIOS: Cláudia Lobo e Kenia Dias / FIGURINOS: Fabio Namatame / CENÁRIO: Felippe Crescenti / TRILHA SONORA: Daniel Maia / ILUMINAÇÃO: Pedro Pederneiras / DIREÇÃO CÊNICA DOS PAINÉIS: Márcio Alves / GERÊNCIA PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carina Woldaynsky.